Pai, saiba como imunizar seu pet contra a raiva!

Pai, saiba como imunizar seu pet contra a raiva!

Mesmo sem a campanha de vacinação é possível vacinar seu pet.

Os tutores de cães e gatos estão sempre antenados ao anúncio do início da campanha, mas e se não houver campanha de vacinação contra raiva?

A vacinação de cães e gatos é obrigatória e a única forma de controlar a doença no meio urbano. A raiva não tem cura, pode matar e atingir qualquer mamífero, inclusive os seres humanos.

Mesmo sem a campanha de vacinação, que normalmente acontece em espaços públicos ou nas ruas das cidades, os tutores poderão levar seus pets para serem imunizados nos postos de zoonoses. Confira no portal da prefeitura de sua cidade.

Como reconhecer os sintomas da raiva em cães e gatos.

A primeira fase da doença, conhecida como ‘raiva furiosa’, dura de um a quatro dias e costuma causar alterações de comportamento no cão. Excitação, agressividade, medo, depressão, ansiedade e demência são os principais sintomas da raiva em cães.

Após a fase ‘furiosa’, começa a ‘raiva paralítica’. Nela, os sintomas neurológicos se intensificam: dificuldade de engolir, salivação, falta de coordenação dos membros, paralisia.

A raiva evolui muito rapidamente. Quando chega à segunda fase, infelizmente, o cachorro pode morrer em 48 horas.

Embora seja praticamente erradicada nos dias de hoje, a raiva em gatos é uma doença extremamente perigosa e fatal para os felinos contaminados.

Provocando uma série de sinais característicos e prejudiciais aos gatos acometidos, a doença pode levar ao óbito em poucos dias; sendo que mesmo quando tratada, tem um índice de mortalidade de 100%.

Bastante contagiosa, a raiva em gatos é transmitida por meio do contato direto entre um felino sadio e outro doente, sendo que a saliva do animal contaminado é a principal fonte da infecção.

Dito isso, é fácil concluir que as mordidas são o principal meio de transmissão da doença; sendo que machucados por arranhões e feridas abertas também podem aumentar bastante as chances de contaminação, quando há contato com a mucosa de um animal infectado (por lambidas, por exemplo).

Considerada uma zoonose, a raiva também pode afetar os seres humanos – que, caso não recebam um tratamento imediato, podem sofrer graves problemas e correr sérios riscos de vida.

Vacine seu pet.

Marque o dia da vacinação do seu pet e aproveite para agendar também sua corrida na PetDriver.

Receba 15% de desconto em 8 corridas nesse mês de agosto!

CUPOM:

AMORDEPAI

 

Fique conosco, pois nesse mês vamos publicar alguns artigos com dicas de como cuidar de quem você mais ama! S2

*Cupom válido até 31 de agosto de 2019, às 23:59h, em 8 corridas.

 

Fontes: https://www.cachorrogato.com.br/ e https://emais.estadao.com.br/

Add Your Comment