Por que cães e gatos não podem comer chocolate?

Por que cães e gatos não podem comer chocolate?

Agradar seu fiel escudeiro com alimentos não recomendados pode custar caro ao pet e ao seu dono!

O chocolate é consideração um alimento tóxico para cães e gatos devido uma substância chamada Teobromina, ela está presente em todos os chocolates, porém quanto maior for a concentração de cacau maior será a concentração de teobromina, ou seja, chocolates amargos e em pó tem concentrações maiores.

 

10g CHOCOLATE QUANTIDADE TEOBROMINA
Branco  1mg
Ao Leite 20mg
Amargo 100 – 200mg
Chocolate em pó 150-250mg

 

Segundo estudos o chocolate será letal para um cão ou gato quando a ingestão for de 100 a 500mg por Kg de teobromina, ou seja, se você tem um cão que pesa 3kg a ingestão letal será de 300-1500mg de teobromina, nesse caso bastaria 1 única barrinha (40g) de chocolate amargo para seu animal entrar em intoxicação severa e vir até a óbito.

De forma geral a intoxicação gerada pela ingestão de chocolate irá aparecer por volta de 6-12h após o consumo e poderá durar até 3 dias. Os principais sintomas são:

– Vômito

– Diarreia

– Tremores

– Excitação

– Taquicardia

– Dificuldade de locomoção

– Respiração acelerada

– Convulsão

Mesmo quando a ingestão for baixa, poderá ocorrer intoxicação, então fique atento e mantenha sempre os chocolates bem distantes de seu pet.

O que fazer se seu cão/gato comer chocolate?

Procure o mais rápido possível um veterinário, pois ele irá tomar todas as medidas possível para amenizar a intoxicação e manter seu animal saudável.

Chocolates próprio para pet

Hoje existem alternativas para as pessoas que querem dar chocolate ao seu animal, eles são vendidos em lojas especializadas e apesar de serem bem semelhantes aos chocolates de verdade sua composição não possui teobromina, pois trabalha apenas com aroma de chocolate.

 

Dra. Danyelli Ornela

Formada pela faculdade UNIGRANRio em 2008
Trabalha com Clinica e cirurgias no Consultório Popular de Santa Teresa.
Contato: [email protected]/ (21) 3145-5055

Add Your Comment