Gripe Felina

Gripe Felina

A Rinotraqueíte viral felina, também conhecida popularmente como gripe felina ou gripe do gato, é uma patologia viral respiratória que acomete via respiratória superior, é causada pelo Herpesvirus felino e/ou Calicivirus felino, porém devido a fragilidade gerada é comum ocorrer  infecções secundárias por bactérias e/ou fungos , dessa forma o quadro pode se agravar e evoluir para uma pneumonia e até óbito.

Essa doença existe por todo o mundo e seus sinais clínicos mais comuns são secreções nasais e oculares, conjuntivite, espirros, febre, tosse, dispneia (falta de ar)… A transmissão acontece por contato com tais secreções e de forma indireta através de utensílios contaminados.

A maioria dos gatos contraem o vírus ainda na infância, a mãe portadora pode transmitir para seus filhotes, acredita-se que na última semana de gestação as gatas prenhas e portadoras elimine muito mais vírus devido o estresse desse período.

Os gatos portadores carregam o vírus por toda a vida, muitos são assintomáticos, porém fiquem atentos aos seus bichanos, animais com patologias que deprimem o sistema imunológico ou períodos de estresse podem reduzir a imunidade e desencadear a multiplicação do vírus, consequentemente gerando os sintomas e riscos da doença.

O tratamento se baseia no diagnóstico dos sintomas observados pelo veterinário, ele poderá prescrever antibióticos, colírios, mucolíticos, fluidoterapias, entre outros, tudo de acordo com os sintomas e gravidade da infecção.

As vacinas são uma opção no controle da doença, elas podem ocorrer a partir dos 50 dias de vida, o reforço deve ser anual!

Um diagnóstico rápido significa uma melhora rápida.

Procure um veterinário 🙂

Dra. Danyelli Ornela

Formada pela faculdade UNIGRANRio em 2008
Trabalha com Clinica e cirurgias no Consultório Popular de Santa Teresa.
Contato: [email protected]/ (21) 3145-5055

Baixe nosso App: O aplicativo de transporte para você e seu Pet!

Google Play: http://bit.ly/2k945Al
Apple Store: http://apple.co/2jHXoZv

www.petdriver.com.br

 

Add Your Comment