Como tirar o passaporte do seu pet?

Como tirar o passaporte do seu pet?

O passaporte para cachorros e gatos chega como mais uma forma de garantir o transporte e a saúde dos pets que precisam viajar com seus donos. Ele é válido em todo o território nacional.

 

O passaporte é emitido apenas para cães e gatos com, no mínimo, 90 dias de idade, nascidos no Brasil e criados por proprietários que residam no país.

 

Ter o passaporte facilita o embarque e o desembarque do animal, pois todas as informações do animal e do proprietário, estão reunidas em um só documento.

 

Como tirar o passaporte?

O primeiro passo é implantar um microchip no animal para facilitar sua identificação em todos os países que aceitam o passaporte. Essa implantação é obrigatória para a emissão do passaporte.

Em seguida, o proprietário deve providenciar os seguintes documentos:

  1. Carteirinha de vacinação atualizada;
  2. Atestado de Saúde do animal, assinado por um médico veterinário inscrito no CRMV, declarando o bom estado sanitário do cão ou gato, com data máxima de dez dias.
  3. Requerimento de Fiscalização para Animais de Companhia impresso e preenchido;
  4. Requerimento para Concessão de Passaporte para Cães e Gatos impresso e preenchido.
  5. Documento oficial de identificação do proprietário (RG e CPF) e comprovante de residência no Brasil.
  6. Documento de comprovação da aplicação do microchip, contendo o número, data da aplicação e localização, devidamente firmada pelo técnico responsável.
  7. Declaração firmada pelo proprietário do animal, relacionando os nomes das pessoas autorizadas a realizar trânsito nacional e internacional transportando o animal com a finalidade de companhia.
  8. Caso o proprietário não possa comparecer pessoalmente na Divisão de Defesa Agropecuária (DDA), o representante legal deve estar munido de uma procuração.

Após reunido todos os documentos necessários o dono do pet deverá comparecer a uma das unidades do Sistema de Vigilância Sanitária Agropecuária Internacional (VIGIAGRO), órgão da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA), localizadas em portos, aeroportos, postos de fronteira e aduanas especiais nas Superintendências Federais de Agricultura nos Estados –Ver no site do Ministério da Agricultura.

Fontes: cachorrogato.com.br e drogavet.com

 
Add Your Comment