Quem foram as primeiras pessoas a criar cachorros?

Quem foram as primeiras pessoas a criar cachorros?

Caçadores-coletores da Sibéria podem ter criados cães para puxar trenós e caçar ursos polares.

Evidências recentes apontam para os caçadores-coletores de uma ilha da Sibéria conhecida como Zhokhov. Populados nove mil anos atrás, essas pessoas moravam em uma terra implacável, caçando ursos polares e renas durante períodos de congelamento durante todo o ano.

Uma análise de ossos caninos de Zhokhov sugere que esses caçadores-coletores estavam entre os primeiros humanos a criar cachorros para um propósito específico – por milhares de anos.

Vladimir Pitulko, arqueólogo da Academia Russa de Cientistas, tem escavado Zhokhov desde 1989. Sabe-se que os caçadores-coletores da ilha estavam usando cães para puxar os trenós que eles usavam para perseguir as renas, mas não se sabia se eles estavam realmente criando cachorros para esse propósito. Agora Vladimir acredita ter provas que dizem que eram sim criados para puxar trenós.

Sua equipe de cientistas estudou os ossos fósseis de 11 indivíduos. Dez dos cachorros pesavam entre 35-50 quilos e talvez se assemelhassem aos cães de puxar trenós da Sibéria. O cão restante pesava aproximadamente 63 quilos e parecia ser um híbrido lobo-cão, talvez parecido com um Malamute do Alasca.

De acordo com Valdimir, bons cães de trenó tipicamente pesam entre 44-55 quilos, grandes o suficiente para puxar trenós, mas não superaquecerão como cães maiores. Ele acredita que as pessoas Zhokhov criaram os cães menores para trenó e os maiores para caçar ursos polares. “Eles estavam claramente moldando esses animais para fazer algo especial”, diz ele.

Cerca de 7.000 anos atrás, os cães foram utilizados para o pastoreio no Oriente. Angela Perri, pesquisadora de Zootecnologia do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, acredita que diferentes tipos de cachorros se acasalavam entre si, produzindo raças aleatórias. As pessoas lá podem ter selecionado os cães de trenó mais promissores dessas ninhadas.

“Preenche um pedaço faltante do quebra-cabeças dos primeiros relacionamentos humano-cão, e até mesmo a própria domesticação”, diz Angela.

A descoberta também pode esclarecer porque os cachorros foram domesticados em primeiro lugar. Embora nem todos os cientistas concordem quando isso aconteceu, pesquisas recentes sugerem que foi há pelo menos 15 mil anos atrás. Isso aconteceu no tempo em que a Terra estava começando a aquecer, com espécies grandes, como mamutes e animais migradores menores como renas começando a dominar a paisagem. Os cães poderiam ajudar a caçar esta presa menor e até mesmo fornecer uma maneira mais eficaz para as pessoas segui-los.

“Antes disso, não havia motivos reais para ter um cachorro. Nós nos voltamos para eles quando realmente precisamos deles”, diz Vladimir.

Texto original JoAnna Lou em junho 2017.
Traduzido de TheBark.

Baixe já nosso app: O aplicativo de transporte para você e seu pet!

Add Your Comment